sábado, 22 de outubro de 2011

SER EDUCADOR

Olá,
Depois de 2 anos volto ao meu "blog". Talvez para iniciá-lo finalmente, ou para dar uma nova versão a sensação que sinto em "ser educador".

Por aproximadamente 20 anos lecionei, um pouco na rede municipal outro na estadual, as vezes dobrava o período outras não. No ano 2000 decidi me atualizar, deixei um cargo e me preparei para iniciar o curso de Pedagogia em 2001, em 2005 eu terminei a pós graduação em Psicopedagogia. Era tudo o que eu queria! Porém, o inicio dessa nova formação foi abrindo minha mente para a vida, ou o meu espelho interior foi ficando desembaçado? Eu mudei. Meu "eu interior" tomou um choque e aos poucos eu fui acordando. A professora que havia em mim continuou, mas a mulher despertou pra vida...

Foi então que em 2003 decidida a terminar um casamento de 16 anos tive na minha formatura uma comemoração confusa. Descobri que quando estamos terminando alguma coisa, não devemos começar nada, estava fechando um ciclo e dando continuidade aos estudos. Aproveitei? Diria que apenas 70%!

Fechar um ciclo como um casamento é muito doloroso, afinal é uma ruptura para algo novo. E assim passaram-se 2 anos quando conheci meu atual marido, e desde agosto de 2009 minha vida foi mostrando novos horizontes, decidimos morar juntos e assim eu mudaria de cidade e também faria a contagem de tempo para me aposentar. Foi o que aconteceu, meu primeiro ano como professora foi em 1990 e meu último 2009.

Aqui em outra cidade, vida nova montamos em nossa casa um ambiente para uma área de estudos, de trabalho, instalei todo o meu material pedagógico, livros e outras apostilas conquistadas nesses 20 anos! E aos poucos o espaço perdeu sentido, a profissão de educadora também teve seu ciclo fechado. Mas sempre ficava uma chaminha em minha alma de educadora, e se...

Não, eu me convenci, fechei mesmo um novo ciclo, estou mesmo aposentada enquanto professora, porém "jamais como educadora".

Pode ser que a educadora que vibra em minha alma ainda busque um trabalho voluntário, ainda preste um serviço a favor de alguém, como de fato fiz no final do ano passado ao ajudar na matrícula para a educação de jovens e adultos uma jovem de mais de 30 anos que fugiu da escola e não sabia ler uma mensagem de celular!

Não precisarei mais guardar modelos de atividades ou quaisquer livros para a possibilidade de um novo concurso, aos poucos estou doando a quem os merecer. Com isso, percebo que estarei dando lugar ao novo, a uma nova atividade para a minha nova vida.

Mas, e neste "blog" onde e como serei "educadora"?

Aguardem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário